terça-feira, 8 de março de 2022

52 - 56 Ampliação




Assim, o mais rápido que foi possível fizemos a transferência para Faro. A Ana Bela entrou logo no liceu  de Faro. O Alberto Carlos continuou na faculdade do Porto até ao fim do ano letivo, num quarto que alugamos próximo da universidade. Só no seguinte ano letivo é que foi transferido para o I.S. Técnico de Lisboa. Nos fins de semana encontrávamos-nos na nossa casa casa em Setúbal. O Alberto já tinha quarto em Lisboa. Acabado o liceu de Faro, a Ana Bela ingressou na faculdade de Medicina em Lisboa, que também teve que arranjar quarto, que para nossa satisfação, foi no mesmo apartamento onde estava o irmão. Tivemos sorte que a senhoria era excelente pessoa, prestável, simpática e amiga. É obvio que, com os dois filhos em Lisboa, o meu interesse era estar mais perto deles. 
Profissionalmente sentia-me realizado, a área territorial que me estava distribuída era: Distrito de Faro e Beja . Nestas viagens  em serviço nunca mais passei uma noite fora. Como é sabido, o Algarve é uma região que agrada a toda a gente, vivemos lá cinco anos, no entanto em virtude dos filhos estarem em Lisboa, a minha finalidade era aproximar-me deles como dizia atrás. Surgiu a oportunidade  da minha transferência, exatamente para Lisboa com o distrito de Setúbal incluído.

Ficamos na nossa casa casa em Setúbal e deslocava-me a Lisboa quando o serviço o requeria. No transporte usava carro ou em alternativa o autocarro. Estávamos no principio de 1974. As convulsões politicas agravavam-se dia após dia. Alguns quarteis já exteriorizavam o seu descontentamento. A sociedade civil também fazia sentir o seu descontentamento. Na universidade já se faziam reuniões politicas. Sempre que isso sucedia as forças de de segurança do estado (Pide) invadiam esses locais de reuniões e dispersavam os alunos à força bruta dos cassetetes e bastões, perseguindo os alunos, que tinham que se refugiar onde podiam. Numa dessas perseguições , a Ana Bela entrou num café das proximidades , sempre ela o os outros perseguidos, tiveram de ir para debaixo das mesas do café, para se livrarem das bastonadas. Pouco depois surgiu o vinte cinco de Abril de 1974. A chamada revolução dos cravos , porque não ouve vitimas mortais. Nós estivemos presentes nessas manifestações de jubilo. Na manhã seguinte, isto é   no dia 26, preparava-me para ir de manhã para a Shell,   quando o meu vizinho me avisou que os comandos das forças armadas avisaram para as pessoas não saírem de casa, mas a minha euforia  e a da Ana Bela era tanta que o nosso desabafo foi : então tanto esperamos por esta oportunidade e não resistimos  em seguir para 


Lisboa e integrarmo-nos na grande manifestação desse dia 26 de Abril. Percorremos varias ruas e praças mas as cenas de destruição nas ruas da baixa com montras partidas etc., tiram-nos a vontade de continuar a assistir ao mais negativo desse memorável dia (26 de Abril). A partir desse dia e semana apos semana, mês apos mês, a chama do 25 de Abril, brilhou mas com perspetivas diferentes: E os riscos de se instalar uma feroz ditadura, mas de sentido contrario, estava na mente de uma grande parte dos portugueses. Porem, isso não aconteceu, graças ao empenhamento de grandes lutadores por uma democracia verdadeira. A Historia desses tempos ainda não está feita .Ainda vou continuar a minha ---Historia Familiar ----
Em principio dos anos 70 como narro atras, fomos para Faro. O Aberto estava em Lisboa. Para estarmos juntos , vínhamos os três passar o fim de semana a Setúbal e o Alberto vinha de Lisboa. A nossa casa em Setúbal era pequena. Eu queria dar melhores condições à família.  A primeira solução foi mandar alargar um pouco mais a casa de banho, de forma caber lá uma banheira normal, a que foi instalada pelo  construtor era de dimensões reduzidas, não cabia uma pessoa estendida. Para tal diminuiu para metade da grossura a parede que tinha oitenta  centímetros de grosso. A partir dai já pude instalar uma banheira normal. Esta aposta foi ganha. Os espaços da casa eram exíguos, mas tinha um quintal anexo grande. Então a solução era ampliar a moradia. O começo foi um racional e logico . Mandei fazer uma planta da ampliação.







 

Sem comentários:

Enviar um comentário